Você está aqui:Home » Estilo

Estilo

principioPrincípio:

O princípio que rege o Karate Seiwakai é praticidade, isto é, trata-se de um estilo totalmente voltado para as técnicas de combate.

Postura: postura alta, lateral, braços em posição de guarda de rosto, cotovelos e antebraços protegendo o torso, perna da frente protegendo a região da virilha, joelhos levemente flexionados, peso distribuído uniformemente entre a perna da frente e a de trás. É uma postura que proporciona perfeito equilíbrio. A posição “de prontidão” permite avanços e recuos rápidos e o deferimento de qualquer golpe de ataque ou defesa.

Essa postura é a única que proporciona combinações ou encadeamento de golpes, bloqueios, contra- ataques e técnicas diversas, com os membros superiores e inferiores numa movimentação fluente, sem interrupções e totalmente harmoniosa.

Técnicas e Características:

No ataque ou na defesa/contra-ataque

Puxadas com agarres (para joelhada no rosto por exemplo); empurrar e bater; esquiva e derruba; varreduras; torsões e arremessos; cotoveladas; socos e chutes; golpes com a mão aberta

ataque

Esquiva ou Ryu-sui

Sair do ataque do oponente, utilizando movimentação mínima, ou seja, suficiente para não ser atingido, mantendo a guarda e a distância ou aproximação de contra-ataque imediato.

“RYU” significa “fluxo” e “SUI”, “água”: a técnica consiste no fluir naturalmente de um lado a outro, de alto a baixo, sempre no tempo e na distância correta.

esquiva

No corpo a corpo

Usar o “kake” (puxada) e agarre para trazer o oponente ao golpe que vai ser desferido com o membro superior ou inferior

corpoacorpo

Aspecto filosofico:

Aspecto filosófico do SEIWAKAI:

“A água estagnada apodrece, a água fluente é sempre boa” – este dizer está presente em muitas citações filosóficas referentes às artes marciais. Significa que é necessário estar sempre “fluindo”, ou seja, trabalhando, adaptando, buscando atingir os objetivos.

O kanji SEI representa o espírito de estar sempre ativamente buscando a realização do objetivo com máximo de esforço, dedicação e vigor. Mas isso em harmonia com a família, os amigos, a sociedade em que se vive – o que é representado pela kanji WA.

A combinação SEI com WA estabelece o equilíbrio. Há um ditado que diz que o Karate é o zen em movimento. O nome SEIWA representa muito bem esta afirmação, uma vez que SEI é movimento e WA, harmonia, equilíbrio e união.

O kanji KAI, significa Escola no sentido mais amplo da palavra.

Pode espalhar, Ossu!

© 1997 I.C.K.O.S / FPAMS - Todos os Direitos Reservados

Login

Voltar para o topo
shared on wplocker.com